Simpósio de Monstruosidades: estética e política

Simpósio de Monstruosidades – Estética e Política

O Simpósio de Monstruosidades – Estética e Política objetiva apresentar uma gama bastante diversa de trabalhos acadêmicos que problematizem o monstro na cultura ocidental nas mais variadas manifestações e lugares institucionais: quadrinhos, literatura, cinema, música, artes visuais, religião, saúde, política e ciência. Resultado de uma disciplina do Programa de Pós-graduação em Literatura da UFSC, ministrada por Marcio Markendorf e Daniel Serravalle de Sá, o simpósio terá uma abordagem multidisciplinar e inclusiva, demonstrando o quanto o monstro, percebido como o anormal, o freak, o queer, o outro, o diferente, torna-se elemento metafórico para a produção de preconceito, abjeção, marginalização e violência.

Dia 28 de junho de 2018. Auditório Elke Hering. Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina. 9h00 às 19h30. Programa de Pós-Graduação em Literatura  (PPGLIT/UFSC).

Abertura

• Um monstro na sarjeta, um outro à espreita: teratopatia e identidades precárias – Prof. Dr. Alexandre Linck Vargas (Unisul)

Mesa redonda I: Monstruosidades Queer

• A monstruosidade queer em Deus, essa gostosa – Renata Santos da Silva (apresentação)