Projetos de Extensão

• Gothic Digital Series @ UFSC

Situação: Projeto em andamento (protocolo nº 2015.0455)

Descrição: Esse projeto de extensão tem como objetivo editar, publicar e distribuir gratuitamente textos relacionados à literatura gótica em formato digital. Almejando consolidar laços entre ensino, pesquisa e extensão – sobretudo no que diz respeito à divulgação de textos de apoio ao ensino de graduação e pós-graduação – o projeto estabelece diálogos com as atividades de ensino, buscando ampliar e facilitar o acesso à textos utilizados na sala de aula por meio da produção de edições digitais em diversos formatos (epub, odt, pdf), eliminando assim a necessidade de xerox. As publicações digitais são uma solução para a dificuldade de encontrar o material impresso e a necessidade de fazer chegar textos ficcionais de qualidade aos alunos da graduação e da pós-graduação. O projeto tem como intuito contribuir para o desenvolvimento da relação entre literatura e tecnologia, visando o incentivo à leitura, a produção de material educativo, a inovação tecnológica, e a produção de trabalhos editoriais que tenham relevância artística e cultural. Todos os textos digitais que forem produzidos serão disponibilizados sem custos e sem restrições de uso (de acordo com as leis do domínio público) no DSpace da UFSC – o Repositório Institucional. A fácil distribuição do material editado e, principalmente, o fato que as publicações que serão produzidas são distribuídas gratuitamente para o potencial leitor, justificam a existência do projeto. Voltado para atender aos interesses de ensino, pesquisa e extensão da comunidade acadêmica e da sociedade, o projeto pretende produzir e distribuir itens culturais (textos digitais) que ajudarão a consolidar uma comunidade comprometida com a pluralidade do pensamento.

Integrantes:

Daniel Serravalle de Sá – Coordenador

Beatriz Stephanie Ribeiro

Alice Ormeneze

Jéssica Soares

• Editoração de Romances Góticos

Situação: Projeto finalizado (protocolo no 2013.5931)

Descrição: O projeto de extensão intitulado Editoração de coleção de romances góticos (livros eletrônicos) tem como objetivo editar, publicar e distribuir gratuitamente, em formato eletrônico, romances góticos ingleses do séculos XVIII e XIX. Os originais, escritos em inglês, se encontram em domínio público e têm relevância científica e didática principalmente, mas não apenas, para a área dos Estudos Góticos. Concebido para ser um recurso educacional sem custos, a coleção de romances góticos que se pretende criar será editada no formato de livros eletrônicos (e-books) a fim de propiciar a democratização do conhecimento sobre o gótico literário por meio do livre acesso e divulgação das obras.

Integrantes:

Daniel Serravalle de Sá – Coordenador