Minicurso: Edgar Allan Poe em diferentes mídias

14ª SEMANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (SEPEX)

  • Caleipoescópio, a obra de Edgar Allan Poe em diferentes mídias (protocolo nº 2015.6421)

Esse mincurso realizado na 14ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPEX), no período de 21/10/2015 a 22/10/2015, apresentou e debateu a obra de Edgar Allan Poe em contextos intermidiáticos, analisando como o conjunto de símbolos e imagens literárias que compõem sua obra está sendo revisitado e reinterpretado nos dias atuais.

Descrição: O escritor norte-americano Edgar Allan Poe é conhecido mundialmente por seus poemas e contos de terror e mistério. Parte da sua obra dialoga com a literatura gótica, explorando o lado mais obscuro da mente e os tormentos da alma. Poe também exerceu uma forte influência sobre a narrativa policial, ele é considerado o inventor do gênero, na forma como conhecemos hoje.

Mesmo quem nunca o leu tem alguma noção a respeito de sua obra, devido ao fato de que seus versos e imagens literárias foram incorporados pela cultura popular e disseminados em músicas, filmes, desenhos animados, seriados de TV, uma gama de produtos culturais que faz referências diretas ou indiretas aos seus textos. Interessa-nos aqui analisar e discutir processos de conjunção e interação da obra de Edgar Allan Poe em diferentes mídias.

O objetivo do minicurso é apresentar e debater a obra de Edgar Allan Poe em contextos intermidiáticos, analisando a forma como o conjunto de símbolos e imagens literárias que compõe sua obra está sendo revisitado e reinterpretado nos dias atuais. Escrita há mais de 160 anos atrás, a obra de Poe permanece viva no contexto contemporâneo. A produção artística moderna (filmes, música, quadrinhos, videogames, etc.) está produzindo novos arranjos e significados a partir dos elementos que o autor criou, os quais estão adquirindo diferentes conotações que permitem uma variedade de interpretações e mensagens. A questão da intermidialidade é central na discussão de como a obra do autor vem sendo revisitada e recriada atualmente.

Co-autores:

Poster