Pós-graduação: Estudos da Monstruosidade

TÓPICO ESPECIAL: DISCIPLINA DE PÓS GRADUAÇÃO

Estudos da Monstruosidade: estética e política
Descrição: Estudo de aspectos estéticos do monstro na história cultural do Ocidente. O monstro na narrativa de horror e em gêneros variados. Reflexões sobre o estatuto do monstro como metáfora política. Análise do fato monstruoso como reflexo de estruturas de poder em torno da diferença e da normalização. O monstro, segundo a perspectiva do filósofo Nöel Carrol, é o elemento articulador de uma narrativa de horror artístico (art-horror), a condição sine qua non para existência do gênero. A despeito da reconhecida qualidade argumentativa apresentada, tal posicionamento teórico nega a possibilidade de que os afetos do horror possam ser produzidos sem o exercício da monstruosidade como também prescinde de discutir a função do monstro em narrativas que não sejam de horror artístico. O programa deste curso, partindo de um estudo integrado entre monstruosidade e expressão estética, pretende discutir como obras artísticas variadas acabam por tomar o monstro como uma metáfora de uma paisagem sociopolítica, campo no qual há a confluência do ético, do estético e do político. Assim, ao debater a ontologia da monstruosidade em diferentes discursos epistemológicos – antropologia, biologia, sociologia, estética, psicanálise, filosofia e teoria literária –, esta disciplina propõe-se a analisar a expressividade simbólica do monstro/formas monstruosas na cultura ocidental e seu emprego em obras artísticas em três frentes principais; 1) como alegoria das hierarquias sociais (classe, gênero, raça/etnia); 2) como tema dos dispositivos discursivos do poder disciplinador e normalizador; 3) e como reiteração fóbica da diferença.